Entre os mais variados tipos de textos com os quais convivemos diariamente, está a crônica.
Geralmente, nós a encontramos nos jornais, escritos e transmitidos pela televisão, na internet e em revistas. É um tipo de texto em que o autor desenvolve suas ideias baseando-se em fatos ocorridos no dia a dia, ou sobre qualquer outro assunto considerado comum em nosso meio, ligados à política, ao mundo artístico, esporte e à sociedade de uma forma geral.
Diferente de outros textos, ela não possui uma forma fixa. Razão pela qual é considerada bastante pessoal, construída de maneira livre. Isto não significa que a linguagem utilizada não deve ser clara, mas que há a possibilidade de o autor expor suas emoções, opinar e muitas vezes criticar sobre um determinado tema.
Analisaremos a seguir uma crônica de Moacyr Scliar, no objetivo de ampliarmos ainda mais os nossos conhecimentos:
Um pedido ao Papai Noel
As crianças veem o Papai Noel como um velhinho simpático, bonachão, que aparece uma vez por ano trazendo presentes. Um adulto, se acreditasse em Papai Noel, pensaria de outra maneira. Pensaria no Papai Noel como uma figura real, claro, porque adultos de há muito deixaram para trás a imaginação infantil. E isso geraria muitas perguntas. É casado, o Papai Noel? Se é casado, por que a mulher dele nunca aparece? E como será a mulher dele? Uma mulher simpática, bonachona, dadivosa, uma verdadeira Mamãe Noel, ou quem sabe é uma megera, sempre disposta a brigar com o marido e a acusá-lo (“Não me venha com essa história que você passou a noite entregando brinquedos, que eu não acredito”)? E filhos? Será que o Papai Noel tem filhos? E como será que esses filhos o veem? (...)
Como você percebeu, podemos identificar todos os elementos que acabamos de conhecer através desta crônica, não é verdade? Agora é bem provável que saiba reconhecê-los facilmente.
Fonte: Escola Kids
Nenhum comentário: