Projeto Laboratório de Informática
"Não sejamos como um lago, satisfeitos com nossos limites, mas sim um oceano, sempre em busca de novos horizontes"
Tema: - Inclusão digital,Informática Educacional, Internet.
Introdução
O momento atual é de extrema informatização e aberto as mudanças. O que é agora pode ser outra coisa daqui alguns minutos.
A escola não pode ser diferente e deve propiciar aos alunos o que o mundo lá fora propicia – a informação minuto a minuto.
Sabemos que o Brasil é um dos países que contém um dos maiores índices de internautas do mundo, porém possuem em sua maioria alguns operadores ainda leigos no que diz respeito aos programas básicos, com exceção dos browsers de navegação da Internet, ou seja, não dominam totalmente o recurso tecnológico.
Sabe-se também que o governo Federal está à medida do possível alargando seu processo de "Inclusão Digital", desta forma devemos orientar nossos alunos acerca das novas tecnologias que a escola dispõe; além disso, apostar na a Inclusão Digital é proveitoso para aquisição de conhecimento, "[...] o acesso a rede mundial de Internet melhora em 5,5 pontos no desempenho dos alunos (Revista Nova Escola, p. 24, 2007)" e já que, a informática é uma das áreas que mais cresce no Brasil e no Mundo, os alunos devem estar preparados e capacitados para as transformações que o mundo vem sofrendo, e compreender melhor o progresso no qual o homem tem trilhado.
Podemos dizer que nos dias atuais temos precisado continuamente das máquinas para trabalhar, tendo como pretensão neste projeto, facilitar o acesso a Internet, incentivar e capacitar os alunos a utilizarem o computador como ferramenta de trabalho.
Justificativa
Considerando:
· a necessidade da Escola em buscar novos rumos para a educação atual;
· a utilização do computador como um meio de inter-relações sociais;
· o investimento em processos de ensino-aprendizagem utilizando instrumentos de novas tecnologias da informação;
· a necessidade de sair do espaço sala de aula para organizar uma visão mais ampla;
· a possibilidade de oferecer novas ferramentas didático-pedagógicas a alunos e professores;
· A importância da informática como instrumento atual no processo ensino-aprendizagem.
Justifica-se o presente projeto.
Objetivo Geral
· Democratizar o acesso aos meios de comunicação moderna, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos.
Objetivos Específicos
· Possibilitar o acesso dos alunos às novas tecnologias da informação como forma de inclusão social;
· Utilizar o computador como uma ferramenta de ensino e aprendizagem para os alunos;
Metodologia:
A metodologia a ser utilizada será a Metodologia de projetos, que é uma forma de concretizar no dia-a-dia a proposta da Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes.
Esta Metodologia possibilita:
Ø O estudo de temas vitais com maior riqueza de detalhes e aprofundamento do tema no horizonte político-pedagógico da comunidade e, ao mesmo tempo, no interesse dos alunos;
Ø Permite a participação de todos, porque é da essência do projeto levar as pessoas a fazer, os alunos são motivados a não ficarem parados esperando ordens do professor;
Ø Abre perspectivas para a construção do conhecimento, a partir de questões reais; · Possibilita a experiência da vivência crítica e criativa;
Ø Ajuda o educando a desenvolver as capacidades de observação, reflexão e criação;
Ø Cria clima propício à comunicação, à cooperação, à solidariedade e à participação;.
· A sala de informática deve ser exclusivamente utilizada para fins pedagógicos e científicos, no âmbito das atividades da Escola.
· O não cumprimento das normas de utilização, ou a utilização indevida dos equipamentos podem levar ao cancelamento da permissão de acesso à sala.
· Todos os utilizadores devem usar a sala de informática com civismo, sentido de organização e disciplina, e devem ajudar a preservar os equipamentos, a sala e um bom ambiente de trabalho.
· Não é permitido fumar ou utilizar comidas e bebidas na sala de informática.
· Sem autorização específica, não são permitidos mais de dois utilizadores por computador.
· É obrigatório respeitar o direito de trabalho dos outros utilizadores, evitando fazer barulho.
· Deve manter a sala limpa e arrumada.
· Não deixar lixo em cima das mesas ou no chão.
· Não é permitido alterar a posição dos equipamentos ou do mobiliário.
· Sem autorização específica, nenhum utilizador poderá retirar das salas de informática qualquer recurso, seja de que tipo for.
· Não é permitido ligar, seja por que meio for, equipamentos próprios (ex. discos externos, colunas, etc.) a equipamentos da sala de informática.
· Não é permitido alterar ou tentar alterar a configuração de hardware ou de software dos equipamentos informáticos.
· Não é permitido instalar qualquer tipo de software nos computadores.
· Só é permitido aceder a páginas da Internet que estejam diretamente relacionadas com a matéria da aula.
· Não é permitido efetuar o Download de arquivos que não estejam relacionados com as atividades pedagógicas.
· Não é permitido utilizar programas de chats (MSN, chats terra, chats UOL,entre outros) ou entrar em páginas de redes sociais (twitter, Orkut, facebook, etc).
· O utilizador deve ter o cuidado de desligar o respectivo computador e monitor no final de cada sessão.
AÇÕES PEDAGÓGICAS
Confecções de cartas comerciais, oficiais e etc;
Pesquisa na Internet;
Produção de textos, para debates;
Trabalhos individuais e Coletivos;
Criação de blogs ou websites;
Palestras com Data-Show
Horário de Funcionamento
· Só é permitida a permanência na sala de informática durante a aula, com a presença do Docente, ou com um elemento do Centro de Informática.
Impressões
· Não é permitida a utilização da impressora sem autorização da direção da escola.
Responsáveis envolvidos:
Ø Direção e equipe Gestora
Ø Professores e funcionários
Ø Comunidade Escolar
Ø CDCE da Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes
Ø Técnico de laboratório ou professor responsável
Tempo - Ano letivo Corrente
Atuação do Projeto - Na Escola e, se possível, com segmentos da comunidade escolar.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua através de observações feitas a partir do desenvolvimento de cada aluno, trabalhos individuais e coletivos, participação ativa dos mesmos em todas as atividades propostas e registro em ficha específica bimestralmente.
"Não sejamos como um lago, satisfeitos com nossos limites, mas sim um oceano, sempre em busca de novos horizontes"
Tema: - Inclusão digital,Informática Educacional, Internet.
Introdução
O momento atual é de extrema informatização e aberto as mudanças. O que é agora pode ser outra coisa daqui alguns minutos.
A escola não pode ser diferente e deve propiciar aos alunos o que o mundo lá fora propicia – a informação minuto a minuto.
Sabemos que o Brasil é um dos países que contém um dos maiores índices de internautas do mundo, porém possuem em sua maioria alguns operadores ainda leigos no que diz respeito aos programas básicos, com exceção dos browsers de navegação da Internet, ou seja, não dominam totalmente o recurso tecnológico.
Sabe-se também que o governo Federal está à medida do possível alargando seu processo de "Inclusão Digital", desta forma devemos orientar nossos alunos acerca das novas tecnologias que a escola dispõe; além disso, apostar na a Inclusão Digital é proveitoso para aquisição de conhecimento, "[...] o acesso a rede mundial de Internet melhora em 5,5 pontos no desempenho dos alunos (Revista Nova Escola, p. 24, 2007)" e já que, a informática é uma das áreas que mais cresce no Brasil e no Mundo, os alunos devem estar preparados e capacitados para as transformações que o mundo vem sofrendo, e compreender melhor o progresso no qual o homem tem trilhado.
Podemos dizer que nos dias atuais temos precisado continuamente das máquinas para trabalhar, tendo como pretensão neste projeto, facilitar o acesso a Internet, incentivar e capacitar os alunos a utilizarem o computador como ferramenta de trabalho.
Justificativa
Considerando:
· a necessidade da Escola em buscar novos rumos para a educação atual;
· a utilização do computador como um meio de inter-relações sociais;
· o investimento em processos de ensino-aprendizagem utilizando instrumentos de novas tecnologias da informação;
· a necessidade de sair do espaço sala de aula para organizar uma visão mais ampla;
· a possibilidade de oferecer novas ferramentas didático-pedagógicas a alunos e professores;
· A importância da informática como instrumento atual no processo ensino-aprendizagem.
Justifica-se o presente projeto.
Objetivo Geral
· Democratizar o acesso aos meios de comunicação moderna, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos.
Objetivos Específicos
· Possibilitar o acesso dos alunos às novas tecnologias da informação como forma de inclusão social;
· Utilizar o computador como uma ferramenta de ensino e aprendizagem para os alunos;
Metodologia:
A metodologia a ser utilizada será a Metodologia de projetos, que é uma forma de concretizar no dia-a-dia a proposta da Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes.
Esta Metodologia possibilita:
Ø O estudo de temas vitais com maior riqueza de detalhes e aprofundamento do tema no horizonte político-pedagógico da comunidade e, ao mesmo tempo, no interesse dos alunos;
Ø Permite a participação de todos, porque é da essência do projeto levar as pessoas a fazer, os alunos são motivados a não ficarem parados esperando ordens do professor;
Ø Abre perspectivas para a construção do conhecimento, a partir de questões reais; · Possibilita a experiência da vivência crítica e criativa;
Ø Ajuda o educando a desenvolver as capacidades de observação, reflexão e criação;
Ø Cria clima propício à comunicação, à cooperação, à solidariedade e à participação;.
· A sala de informática deve ser exclusivamente utilizada para fins pedagógicos e científicos, no âmbito das atividades da Escola.
· O não cumprimento das normas de utilização, ou a utilização indevida dos equipamentos podem levar ao cancelamento da permissão de acesso à sala.
· Todos os utilizadores devem usar a sala de informática com civismo, sentido de organização e disciplina, e devem ajudar a preservar os equipamentos, a sala e um bom ambiente de trabalho.
· Não é permitido fumar ou utilizar comidas e bebidas na sala de informática.
· Sem autorização específica, não são permitidos mais de dois utilizadores por computador.
· É obrigatório respeitar o direito de trabalho dos outros utilizadores, evitando fazer barulho.
· Deve manter a sala limpa e arrumada.
· Não deixar lixo em cima das mesas ou no chão.
· Não é permitido alterar a posição dos equipamentos ou do mobiliário.
· Sem autorização específica, nenhum utilizador poderá retirar das salas de informática qualquer recurso, seja de que tipo for.
· Não é permitido ligar, seja por que meio for, equipamentos próprios (ex. discos externos, colunas, etc.) a equipamentos da sala de informática.
· Não é permitido alterar ou tentar alterar a configuração de hardware ou de software dos equipamentos informáticos.
· Não é permitido instalar qualquer tipo de software nos computadores.
· Só é permitido aceder a páginas da Internet que estejam diretamente relacionadas com a matéria da aula.
· Não é permitido efetuar o Download de arquivos que não estejam relacionados com as atividades pedagógicas.
· Não é permitido utilizar programas de chats (MSN, chats terra, chats UOL,entre outros) ou entrar em páginas de redes sociais (twitter, Orkut, facebook, etc).
· O utilizador deve ter o cuidado de desligar o respectivo computador e monitor no final de cada sessão.
AÇÕES PEDAGÓGICAS
Confecções de cartas comerciais, oficiais e etc;
Pesquisa na Internet;
Produção de textos, para debates;
Trabalhos individuais e Coletivos;
Criação de blogs ou websites;
Palestras com Data-Show
Horário de Funcionamento
· Só é permitida a permanência na sala de informática durante a aula, com a presença do Docente, ou com um elemento do Centro de Informática.
Impressões
· Não é permitida a utilização da impressora sem autorização da direção da escola.
Responsáveis envolvidos:
Ø Direção e equipe Gestora
Ø Professores e funcionários
Ø Comunidade Escolar
Ø CDCE da Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes
Ø Técnico de laboratório ou professor responsável
Tempo - Ano letivo Corrente
Atuação do Projeto - Na Escola e, se possível, com segmentos da comunidade escolar.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua através de observações feitas a partir do desenvolvimento de cada aluno, trabalhos individuais e coletivos, participação ativa dos mesmos em todas as atividades propostas e registro em ficha específica bimestralmente.
Modelo de Projeto de Laboratório de Informática
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